🇻🇪 4 Alertas Que Antecederam a Captura de Maduro na Venezuela
Como mercados preditivos anteciparam a queda de Nicolás Maduro.
Comece a semana bem-informado/a, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🏃 Rapidinhas
💰 Protocolos começam a questionar a eficiência de buybacks. O CTO da Jupiter propôs acabar com os buybacks de $JUP após o projeto gastar U$70M em 2025 com a recompra do token. Já na Helium, seu fundador afirmou que pausarão os buybacks e vão investir o dinheiro no crescimento do protocolo.
🤝 Fundador da Aave quer compartilhar a receita da Aave Labs com holders de $AAVE. Após o conflito entre a DAO e a empresa que administra a marca “Aave”, o fundador do maior protocolo de empréstimo do mercado quer dividir parte da receita obtida pela empresa com quem possui $AAVE. A proposta ainda será submetida formalmente à governança.
🪂 Based termina sua segunda temporada em 3 de janeiro, interrompendo a distribuição de pontos e se preparando para o lançamento do token $BASED no primeiro trimestre de 2026. Quem estiver elegível precisa assinar os termos de uso para poder receber o airdrop.
🌎 Notícias de que Ali Khamenei, líder supremo no Irã, estaria planejando sua fuga para a Rússia caso os protestos no país continuem começaram a aparecer na mídia. As chances de Khamenei perder seu posto até 30 de junho dobraram nas últimas horas.
🇻🇪 4 Alertas Que Antecederam a Captura de Maduro na Venezuela
Na madrugada de sábado, Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA na Venezuela.
Há meses Trump vinha ameaçando e cercando o ditador, mas os mercados preditivos apontavam uma chance de apenas ~8% de Maduro ser capturado até 31 de janeiro. Apostas relacionadas à possível prisão de Maduro movimentaram US$ 56M, tornando-se um dos principais mercados ligados à geopolítica.
Ainda que a probabilidade fosse baixa, alguns traders conseguiram antecipar o evento, antes de os portais de notícias repercutirem o caso ou Trump se pronunciar em suas redes sociais.
Pessoas que usaram ferramentas para descobrir a “notícia antes de virar notícia” — e transformar informação em vantagem financeira.

O Pizza Index foi um dos primeiros alertas a sinalizar uma movimentação atípica no Pentágono.
O indicador acompanha picos anormais no volume de pedidos das pizzarias da região. Quando isso acontece, costuma coincidir com conflitos em outras partes do mundo ou com operações conduzidas pelos EUA.
Segundo o Pizza Index, os pedidos às 3h da manhã dispararam mais de 700% no Papa Johns. Naquele momento, as chances de Maduro ser capturado estavam em 11%. Duas horas depois, saltaram para 62%.
Um dos principais contra-argumentos ao índice é que ele não revela a causa exata do aumento nos pedidos. O pico pode sinalizar qualquer coisa — de tensões no Irã a uma escalada militar na Ucrânia.
Para ir além dessa limitação, poderíamos recorrer a outra ferramenta dos mesmos desenvolvedores: o Polyglobe.

Como já contamos aqui na Bom Digma, Polyglobe é uma ferramenta que divide os mercados da Polymarket por países. Com a visualização em forma de globo, ela permite que traders encontrem eventos em cada região do mundo.
De sexta para sábado, o volume negociado no evento “Maduro capturado na Venezuela” aumentou consideravelmente, uma movimentação refletida diretamente na Polyglobe.
Ao mesmo tempo, nas abas “OSINT” e “Breaking”, foi possível acompanhar em tempo real novas informações sobre o conflito na Venezuela e a volatilidade atípica do mercado relacionado à possível captura de Maduro.
Assim, já teríamos três indícios:
O Pentágono apresentou uma movimentação anormal na madrugada de sábado.
Pessoas começaram a comentar sobre um possível ataque dos EUA à Venezuela.
As chances de Maduro ser capturado saltaram de 6% para 11% em minutos e chegaram a 62% em cerca de uma hora.
Ainda assim, agir não foi trivial. Após o alerta do Pizza Index, traders tiveram menos de quatro horas para se posicionar.
Na prática, foi como se o mercado tivesse antecipado em cerca de quatro horas a prisão do ditador venezuelano.

Uma solução mais complexa, mas já adotada por traders na Polymarket, é a criação de bots para rastrear carteiras com movimentações anômalas. Um deles relata ter recebido alertas de cinco carteiras potencialmente insiders investindo US$ 6K na possível captura de Maduro.
Com isso, ele apostou no SIM do evento “Maduro capturado até 31 de janeiro de 2026” e obteve um retorno de 1.328%.
O criador do bot conta que o desenvolveu usando apenas inteligência artificial. Sem conhecimento prévio de programação, recorreu a plataformas como Claude Code e Cursor para escrever o código.
Isso ilustra o quão competitivo se tornou o mercado de predições e, ao mesmo tempo, como qualquer pessoa pode se aventurar criando tooling em torno da Polymarket.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 250 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🖼 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código MADUROPOLY.





