🔍 4 Apps na MegaETH Para Ficar de Olho
De novos tipos de stablecoins a "namoradas/os virtuais".
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🔍 4 Apps na MegaETH Para Ficar de Olho
MegaETH é uma blockchain de segunda camada da Ethereum lançada recentemente. Como suas competidoras, promete trazer maior rapidez e baixas taxas para a rede, mas numa escala muito maior.
Se autointitula uma “blockchain em tempo real”, porque promete produzir blocos em menos de 1 milisegundo - atualmente está em 10 miliseegundos - e aguentar um TPS (transações por segundo) máximo de 100.000. Uma rede ideal para apps que precisam de uma infraestrutura rápida.
Em 21/03, a MegaETH abriu a sua testnet para usuários a utilizarem. O projeto já anunciou que aqueles que interagirem com a rede de testes não ficarão elegíveis a nenhum airdrop - uma vez que seu token ainda não foi lançado.
Contudo, existem vários aplicativos sendo implementados na testnet, que podem valer a pena testar/experimentar em busca de explorar um ecossistema com potencial nos seus primeiros dias de vida.
1 - Noise: Aposte em Tendências de Mercado
No mercado, você pode apostar contra ou a favor a um ativo - abrindo shorts e longs em corretoras. Uma forma de ganhar dinheiro até quando ele desvaloriza.
Mas e se fosse possível investir na atenção/sentimento das pessoas em relação a um projeto ou setor?
Este é o objetivo da Noise. Utilizando informações da Kaito, o app monitora o mindshare de empresas e narrativas no mercado cripto. Deste modo, tem informações sobre a dominância da narrativa de inteligência artificial ou como as pessoas se sentiram com o airdrop de um protocolo.
Com estas informações, a Noise cria mercados, onde seus usuários podem shortar ou longar estas tendências mais subjetivas. Assim, se você espera que o airdrop de um projeto será mal-sucedido, pode apostar contra o sentimento das pessoas em relação a ele - fazendo um hedge, caso esteja farmando seu airdrop.
A Noise criou derivativos de sentimento e atenção no mercado cripto. O aplicativo ainda está fechado para quem tem convites, mas logo terá uma versão pública. Vale a pena ficar de olho.
2 - Cap: Um Novo Tipo de Stablecoin
A Cap Labs é um protocolo que propos um design diferente para criptodólares - e é nativa da MegaETH.
Ela apresentou uma stablecoin “tipo 3”. Atualmente, as stablecoins são geridas de 2 formas (1) por uma empresa ou (2) por uma organização descentralizada. O que a Cap Labs quer é dar este poder para outra “entidade”: os restakers.
Restaking consiste na atividade de rehipotecar um ativo. Assim, o ETH em stake no validador da Ethereum, também é capaz de assegurar os blocos na BNB Chain (por exemplo).
No caso da Cap Labs, a ideia é dar aos restakers de ETH a autoridade para controlar quem e quanto entidades podem emprestar do criptodólar do protocolo - o cUSD. Isso é feito através do mecanismo de delegação: quanto mais delegações uma entidade conseguir, mais grana poderá emprestar em dólares.
Caso ela falhe em cumprir o pagamento dos seus empréstimos, bastam os restakers delegar para outras entidades ou trazer novas oportunidades de investimento - delegando para elas. É mantida a descentralização, mas de forma mais dinâmica - o que pode também ser mais arriscado.
Do outro lado, quem possui $cUSD, captará rendimentos a partir das entidades/protocolos que emprestarem a stablecoin.
A Cap Labs levantou U$8M numa rodada de investimento seed liderada pela Franklin Templeton e você já pode testar o criptodólar na testnet da MegaETH.
3 - Euphoria: Trading para “Geração TikTok”
Euphoria é um app que quer trazer a “geração TikTok” para tradar derivativos on-chain.
Seu objetivo é gamificar e facilitar a negociação de tokens, com alavancagem de 100x, futuros e tudo o que tem direito.
O argumento dos criadores é que tradar não é divertido e, ao mesmo tempo, é extremamente complexo. A narrativa das memecoins mostrou que, a maioria dos traders, não quer saber de estratégias complexas: apenas quer apertar botões e ganhar dinheiro.
Para isso, estão desenvolvendo o Tap Trading. Caso você se lembre dos joguinhos de Telegram, onde era necessário apertar um botão para acumular pontos, a lógica parece que será parecida. Mas o foco aqui será tradar tokens.
A narrativa parece que tenta trazer pessoas fora da bolha do mercado cripto, assim como o Hamster Kombar, $DOGS e outros apps de Telegram conseguiram. Mesmo sendo dificil imaginar uma solução para trading deste tipo, será interessante ver o protocolo rodando.
Eles ainda não estão abertos para uso, mas a waitlist para utilizá-lo está aberta.
4 - Nectar AI: Uma “Companhia” On-chain
Um dos aplicativos mais populares na testnet da MegaETH é o Nectar AI.
O projeto permite você criar sua “companhia”(lê-se, namorada/o) virtual com alguns cliques. Ele funciona com inteligência artificial, o que permite usuários conversarem com os agentes AI dotados de personalidades específicas - e configuráveis - por seus criadores.
Existem dezenas de agentes já desenvolvidos que podem ser usados, gratuitamente, por usuários do Nectar AI. Inclusive, várias relacionadas a personagens de anime. O projeto criou ainda um “modo história” para os usuários irem a “encontros” com suas “almas gêmeas AI.”
A Nectar AI ganha vendendo planos com maior limite de mensagens/interações entre agentes e pessoas. Mesmo na testnet, já está faturando uma grana vendendo pacotes que incluem até a geração de vídeos com a imagem/foto das/os agentes AI da Nectar.
Recentemente, anunciou uma parceria com a AWE, um projeto de mundos virtuais na MegaETH. Permitirá usuários do projeto encontrarem suas agentes AI num “metaverso” e conversarem com elas/es neste mundo virtual.
Por mais bizarro que seja, apps como a Nectar estão cada vez mais comuns. Ver uma solução desta em cripto tendo sucesso, só comprova esta tese.
Uma forma simples de aprender a interagir com a MegaETH é através do Fluffle Tools. A plataforma ensina sobre projetos da rede e como interagir com cada uma delas.
Nenhuma afirmou que fará airdrops. Além disso, airdrops de testnet não costumam ser bons.
Mesmo assim, é interessante aprender a usar protocolos no começo - porque pode te dar algum benefício/vantagem, caso algum deles dê certo.
Se interagir com os 4 aplicativos que ensinamos na Bom Digma e quiser aprender mais sobre a MegaETH, aqui tem uma lista com mais 21 protocolos implementados na rede para você testar.
Bom divertimento 🙏
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código APPSMEGAETH.