🤨 A Crise de Identidade da Maker
Fique por dentro do que rolou esta semana no mundo cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🏃 Rapidinhas
🟠 Plataformas no Bitcoin disputam entre si para entregar a melhor proteção a sniping de transações e ganhar espaço no mercado de NFTs e memecoins bitcoiners.
🪂 Scroll realiza airdrop de 5.5% do supply inicial de $SCR, seu token de governança. A comunidade não ficou tão satisfeita com o resultado do airdrop e o token já desvalorizou 35% em 2 dias.
🗣️ Desenvolvedores criam projeto na Solana que mistura trading e uma aplicação para troca de mensagens.
⛓️ Catalyst apresenta nova bridge, focada em transferir ativos de blockchains alternativas a Ethereum, como Ton, Solana, Movement, Aptos e Eclipse, para o Bitcoin.
🤨 A Crise de Identidade da Maker

Um dos protocolos DeFi mais antigos e lucrativos está passando por uma crise interna, sobre o rebranding da sua marca.
A Maker foi fundada em 2018 e conquistou espaço no setor de mercado de empréstimos e stablecoins descentralizadas. Em 2024, possui U$4.4B depositados em seus contratos e fatura U$162M em taxas anualmente.
Mesmo já estabelecida, a Maker decidiu mudar a sua marca. Rune Christensen, fundador do protocolo, apresentou um plano de criar uma nova stablecoin e outro token de governança. A nova marca se chamaria Sky.
Assim, $MKR e $DAI se transformariam em $SKY e $USDS, respectivamente.
O projeto gastou U$5M na transformação da marca e muito tempo de seus contribuidores nos últimos meses. Semanas atrás, o rebranding foi finalmente realizado, mas o mercado e a comunidade não gostaram do resultado.
Muitos estão confusos sobre a diferença entre Maker e Sky, a utilidade dos tokens antigos e o risco que isso oferece para a $DAI - o maior criptodólar “descentralizado” do mercado.

Rune resolveu então apresentar 3 opções para os holders de $MKR, responsáveis por decidir o futuro do protocolo:
Opção 1: Continuar com Sky como a marca e deixar o nome “Maker” de lado;
Opção 2: Esquecer que a Sky aconteceu e focar somente na marca Maker, bem como no token $MKR;
Opção 3: Continuar com a marca Maker, mas atualizá-la, como outros projetos fizeram recentemente - vide Aave.
Pelos comentários na publicação no fórum da Maker, as opções (2) e (3) são as prováveis de acontecer. Aparentemente, ninguém gostou do rebranding para a Sky.
O que todos se perguntam é: se todos estão falando mal agora, quem aprovou a mudança de acontecer?

Os “funcionários” de Rune Christensen.
Muitos atribuem a aprovação do rebranding da Maker ao fato de que, aqueles que votaram, dependerem diretamente de Rune para receberem suas remunerações. Assim, discordar do seu “chefe” poderia impactar diretamente no salário que recebem mensalmente da organização.
Claro que, atribuir a culpa a poucas pessoas é simplificar demais o problema. O ponto é que um protocolo com um faturamento milionário deveria ser mais criterioso ao mudar uma das marcas mais respeitadas no mercado DeFi.
Desde sua máxima em abr/2024, o token $MKR caiu 70%. Mesmo lucrativo, investidores tem receio de investir no projeto, devido à insegurança na sua gestão.
As opções serão votadas nas próximas semanas e podem indicar um novo rumo para a Maker.
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código MAKERMUDANÇAS.