🥲 A Dependência de Cripto de Serviços Centralizados
Uma instabilidade no AWS afetou todo o mercado.
Fique por dentro do que rolou esta semana no mundo cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🏃 Rapidinhas
🤨 Aave está, pela primeira vez, expandindo para o mundo além do ecossistema EVM (redes compatíveis com a Ethereum). O mercado de empréstimo discute levar sua solução para Aptos.
💰 Euler, plataforma com estratégias para alavancagem em tokens visando aumentar os rendimentos obtidos, lança seu produto na BNB Chain. Ela está com programas de incentivo em $EUL em pools de stablecoins e estratégias pagando até 90% a.a. nos criptodólares.
👀 Diretor sênior de pesquisa da Ethereum e Consensys, diz que a Ethereum focará nos próximos anos na mainnet, e não nas suas segundas camadas. O objetivo é conseguir melhorar a “base”, para que as L2s consigam avançar ao ponto de competir com L1s (como a Solana) mais escaláveis.
🤝 OKX, corretora cripto, vai oficialmente levar seus produtos para os Estados Unidos - e competir diretamente com Coinbase e Kraken. Para isso, fechou um acordo de U$500M com o DOJ, relativo a uma multa por oferecer meios de transmissão de dinheiro sem ter uma licença.
🟠 Strategy compra mais 3.486 BTC, pagando U$286M. Outras empresas estão seguindo sua linha, com a Semler Scientific submetendo um pedido a SEC para vender U$500M em ações para comprar BTC e a Méliuz, buscando colocar como objeto social da empresa, adotar BTC como principal ativo da empresa.
🥲 A Dependência de Cripto de Serviços Centralizados
O mundo inteiro depende de soluções em nuvem.
Ao construir um aplicativo, uma plataforma, é necessário hospedá-lo em algum lugar. Os provedores de serviço centralizados, como Amazon (AWS), Microsoft (Azure) e Google (Google Cloud) representam 63% deste segmento. As big techs dominam o setor.
Quanto o assunto são produtos criptonativos…a dependência permanece.
Apesar de existirem soluções de hospedagem descentralizadas, elas não oferecem o baixo custo e a eficiência entregue por uma AWS ou Azure. E quando se tem um negócio, a descentralização nem sempre é a máxima prioridade para seus fundadores.
Ontem, corretoras como Binance, Kucoin e MEXC saíram do ar por alguns minutos. Clientes alegarem dificuldade em abrir suas contas, tradar ou até sacar suas moedas das plataformas.
A instabilidade foi causada por uma falha no AWS, solução da Amazon. Segundo a empresa, houve um problema em um de seus data centers, causando instabilidade nos serviços de nuvem.
O problema fica maior, quando olhamos para a dependência de nós da Ethereum de provedores de nuvem centralizados. Os nós são responsáveis por processar os blocos com as transações, validá-las e inclui-las na blockchain.
Cerca 36,6% dos nós que mantém a rede operante dependem do AWS, ou seja, eles também apresentaram instabilidade ontem.
Há outras soluções adotadas, como a da Microsoft, Google e Hertzer, mas representam uma pequena parcela do todo.
O risco é a fatia referente ao AWS ser maior do que 50% e, num problema mais grave e longo no produto de nuvem da Amazon, poderia impactar na estabilidade da Ethereum.
Discute-se há anos sobre a importância da diversidade nos nós da Ethereum, tanto nos clients, quanto nos serviços de nuvem adotados por eles. Ela melhorou muito nos últimos anos, mas precisa melhorar ainda mais.
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código AWSINSTABILIDADE.