👑 A Disputa Pelo Trono De Principal Corretora Descentralizada de Perpétuos
Binance, Hyperliquid e outras, batalham por espaço no setor.
Comece a semana bem-informado/a, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🏃 Rapidinhas
⏰ Na quinta-feira (25/09), Plasma vai lançar sua mainnet. A blockchain focada em stablecoins e apoiada pelo time da Tether, já tem U$2B só em criptodólares sobre sua infraestrutura. Ela oferecerá transferências com taxa zero de USDT e quer ser usada para pagamentos e on/off ramp.
🪂 Joseph Lubin confirma que a Metamask terá seu token e está vindo “logo”. Rabby, sua principal competidora, também deu um teaser de que sua moeda pode ser lançada este ano.
💰 Fundador da Curve aprova proposta para mintar U$60M de crvUSD para sua novo empreitada, a Yield Basis. O protocolo busca gerar oportunidades de yield sobre BTCs embrulhados em pares voláteis, mas sem nenhuma perda impermanente para o provedor de liquidez. A comunidade da Curve não gostou da ideia, mas as baleias votaram a favor.
🧠 Vitalik Buterin afirma, em novo artigo, que Finanças Descentralizadas de “baixo risco” são o futuro da Ethereum. Para ele, narrativas especulativas - como memecoins ou NFTs - atraem atenção para a rede, mas o que realmente traz segurança econômica e uso da Ethereum, são aplicações de pagamento, RWA, empréstimos, entre outros tipos de produtos financeiros. É uma mudança da postura de Vitalik e da Ethereum, que não focavam tanto em DeFi.
👑 A Disputa Pelo Trono De Principal Corretora Descentralizada de Perpétuos

Perpétuos são um produto que permite traders especularem no preço futuro de ativos, sem data de vencimento. A ideia introduzida pela BitMEX (Arthur Hayes), em 2014.
Neste ciclo, a narrativa voltou a tona, agora com as corretoras de perpétuos descentralizadas. A Hyperliquid domina o setor. Acabou com a concorrência entre as descentralizadas, e ameaça a dominância das centralizadas - como a Binance.
A empresa fundada por Changpeng Zhao está ciente do risco. Há meses, financiou através de seu braço de venture capital (Yzi Labs)*, *uma corretora de perpétuos descentraliza: a Aster. Tem a mesma ideia da Hyperliquid: oferecer futuros, sem KYC e de múltiplos ativos.
Ela ainda vai além, e permite alavancagem de até 1000x em certos ativos. Na Hyperliquid, o máximo é 40x.
O token da Aster ($ASTER) foi lançado na quinta-feira. CZ fez propaganda do token/projeto pessoalmente, no seu perfil, e o mercado apelidou-a de “Hyperliquid da Binance”.
A narrativa estava pronta.
$ASTER valorizou mais de 3 vezes desde que foi listado na própria corretora. A moeda pôde ser farmada, com um airdrop destinado para quem interagiu com a corretora nos últimos meses.
Com o volume, a Hyperliquid listou o token da sua competidora, permitindo traders se alavancarem até 3x na moeda. Mas nenhum das maiores corretoras centralizadas do mercado listou o token ainda.
Há quem diga que a Aster tem o potencial de superar a Hyperliquid. Com U$5B em $ASTER para distribuir em programas de recompensa e próximas temporadas de airdrop, e a benção do fundador da Binance, a Aster tem dinheiro e influência para competir com a Hyperliquid.
Ainda assim, elas não são a mesma coisa.
A documentação é vaga quando se trata da explicar o funcionamento da sua infraestrutura e o projeto é centralizado na Binance/CZ.
Uma comparação seria a competição entre a Pancake Swap e a Uniswap em 2020/2021. $CAKE foi um ótimo trade, mas somente por algumas semanas/meses. Naquela época, o “inimigo” era Hayden Adams; agora, é a vez de Jeff ser o “alvo”.

Há meses a narrativa de corretoras de perpétuos descentralizadas está esquentando. Temos projetos como Lighter e edgeX movimentando bilhões de dólares e competindo com a Hyperliquid pela atenção do mercado.
A maioria deles, ainda não tem um token, e traders estão farmando pontos nessas plataformas. O objetivo é conseguir ter, ao menos, uma fração do sucesso do airdrop da Hyperliquid.
Esperamos bons airdrops de projetos dessa narrativa e especulamos num possível segundo aridrop, da Hyperliquid. O protocolo ainda tem 38% de tokens disponíveis, que podem se alocados para distribuir aos seus usuários - principalmente aqueles na HyperEVM, sua blockchain.
Se você quer aprender a ganhar esses airdrops e não deixar essas oportunidades passar, temos uma trilha na Paradigma que te ensina a interagir com estes projetos e um dashboard, onde monitoramos todos os protocolos/narrativas promissores.
Não perca essa chance, e se torne Paradigma Pro.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.