📊 A Nova Plataforma Queridinha dos Traders na Arbitrum
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
📊 A Nova Plataforma Queridinha dos Traders na Arbitrum
Um dos mercados mais explorados em cripto é o setor de protocolos para trading. Desde o último ciclo, dezenas de projetos fornecem ferramental para traders especularem em tokens.
Alguns conseguem ganhar mais proeminência, por trazerem inovações econômicas, como a dYdX ou GMX. Contudo, a maioria trabalha plugando soluções de outros em suas aplicações e desenvolvendo sua interface sobre elas.
Um projeto na Arbitrum tenta fazer um pouco dos 2: desenvolver algo próprio, mas com protocolos já consolidados no mercado. Estamos falando da Pear Protocol.
Pear é um protocolo para trading de pares de tokens implementado na Arbitrum. Seu foco em permitir traders abrirem longs e shorts em 2 tokens, simultaneamente e sem depender de corretoras centralizadas.
Long significa apostar na valorização de um ativo; short, na desvalorização dele.
O que a Pear Protocol fornece é uma forma de você se posicionar tanto em tokens que está otimista, quando ganhar dinheiro com aqueles que estão perdendo força no mercado cripto.
Para entender melhor, analisemos o gráfico acima.
Ele mostra o desempenho de $SOL/$ETH. Neste par, estamos long em $SOL e short em $ETH. Logo, a valorização dele dependerá da performance de $SOL ser melhor que a de $ETH
No último ano, SOL entregou retornos muito melhores em relação ao ETH. Portanto, faria sentido abrir uma posição desta em 2024, acreditando na continuidade no sucesso da Solana.
Caso esta tendência fosse revertida, a Ethereum volta-se a ser a blockchain com mais atenção deste ciclo e ETH performasse melhor que SOL, bastaria trocar o par. Agora, seria a vez de abrir um long em ETH e short em SOL - negociando o par ETH/SOL no Pear Protocol.
Dentro da Pear, existem 3 produtos, plugados em soluções diferentes:
Isolated Margin: Através da GMX, permite traders negociarem com alavancagem de até 100x e 21 tokens diferentes (420 pares). Tem como diferencial ser on-chain, não ter slippage e não precisar de depósitos iniciais para começar a tradar.
Cross Margin: Utiliza a Vertex, fornecendo um livro razão (como em corretoras) para usuários negociarem até 49 ativos diferentes. A alavancagem é menor, permitindo “só” 40x. O custo com taxas também é reduzido, uma vez que os trades acontece off-chain - tornando a execução deles mais rápida também.
Intent-Based: Um P2P, mas para trades. Com a solução da Symmio, a Pearl conecta traders e formadores de mercado. Deste modo, podem montar posições com mais capital e customização do que na GMX ou Vertex. Por conta disso, é compatível com uma gama maior de ativos - até 250 tokens.
Cada um dos produtos atenderá traders com estratégias diferentes para atingir o mesmo objetivo: ganhar grana negociando pares de tokens.
Analisando o dinheiro movimentado na Pear Protocol, hoje o Symmio (P2P para trades) é o produto que mais gera volume para o projeto.
Visando trazer mais usuários, o protocolo criou tutoriais, ensinando como utilizar a plataforma. Clique para aprender a negociar.
Um atributo da Pear Protocol vem ganhando atenção do mercado: o compartilhamento de receita com os holders do $PEAR, seu token de governança.
80% das taxas pagas pelos traders para utilizar a plataforma vão para os stakers de $PEAR. Os outros 20% vão para o tesouro protocolo, que utiliza esse dinheiro para realizar buybacks do token - visando pumpar o preço da moeda.
Assim, quanto mais volume e usuários o protocolo tiver, melhor para quem tiver $PEAR depositado no projeto. A ideia remonta a narrativa de “yield real”, inovação trazida pela GMX em 2022.
No cenário atual, o Pear Protocol está pagando 27,22% a.a. em ETH aos stakers de $PEAR - quase 10x mais do que a Lido paga no $stETH.

Em contrapartida, é preciso ter uma estratégia para usufruir do yield pago. Após depositar $PEAR, é necessário mantê-lo travado por ao menos 31 dias ou pagará uma “multa” (taxa de saída) para sacar os tokens antes do período estabelecido.
O valor arrecadado com as taxas dos stakers que sacaram seus tokens antes dos 31 dias, é compartilhado proporcionalmente entre aqueles que mantiveram suas moedas travadas no mesmo período. Esta remuneração se torna um yield a mais, pago em $stPEAR ($PEAR em stake).
Para ganhar o yield pago pela Pear Protocol, basta comprar $PEAR na Camelot (Arbitrum), acessar a aba de staking do projeto e depositá-lo no protocolo.
Os dados mostram que o número de usuários, volume e taxas coletadas pelo protocolo continuam aumentando, demonstrando um interesse do mercado pelos produtos oferecidos pelo Pear Protocol.
Deste modo, o projeto consegue continuar pagando um bom yield para os stakers e atrair mais atenção para suas soluções - mesmo playbook da GMX em 2022.
Graças a atenção no projeto, o token $PEAR tem performado bem nas últimas semanas e ainda possui uma capitalização de mercado totalmente diluída (FDV) baixo - ~U$67M. Portanto, ainda há assimetria na moeda.
Apesar destas vantagens, elas não vêm sem riscos.
Mesmo sendo auditado e ser investido por fundos de investimento conhecidos, o Pear Protocol tem vários riscos a serem considerados:
Vulnerabilidade na GMX, Vertex e Symmio;
Vulnerabilidade nos contratos de staking, vesting e outros que envolvem o token $PEAR;
Os produtos são interessantes e a rentabilidade em $ETH, alta, mas ainda é um protocolo com pouco TVL, volume e não validado no tempo ainda.
Semanas atrás, a Tapioca DAO mostrou que inovações econômicas e produtos criativos podem ter upsides, mas podem culminar em prejuízo de milhões de dólares - caso aconteça um ataque ao protocolo.
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código PEARPROTOCOL.