💰 Como Fazer Empréstimos Com Taxas Fixas - Com Cripto
Conheça a Asymmetry, um projeto focado em empréstimos com juros prefixados
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
💰 Como Fazer Empréstimos Com Taxas Fixas - Com Cripto
Emprestar dinheiro é uma operação comum no mercado cripto. Projetos se especializam em oferecer empréstimos para seus usuários, faturando sobre a taxa de juros pagas na operação.
Diferente dos disponíveis em bancos, os empréstimos são sempre colateralizados: você coloca uma garantia, para ter acesso ao capital do protocolo. Assim, pode depositar U$1K e emprestar U$800, por exemplo.
Aave, Morpho e Kamino são opções seguras e as mais utilizadas neste segmento.
Como todo empréstimo, existe uma taxa de juros anualizada a ser paga. É comum este valor ser volátil, variando conforme a demanda de usuários emprestando dinheiro num mercado específico.
A volatilidade da taxa de juros dificulta dar uma previsibilidade para quem empresta dinheiro, principalmente àqueles que usam os recursos para se alavancar em suas posições - aumentando a chance de liquidação.
Por isso, alguns projetos estão trabalhando com a opção empréstimos com taxas prefixadas. O Asymmetry, é um deles.
Asymmetry é um protocolo que busca setar taxas de juros fixas para quem quer emprestar dinheiro. Tem sua própria stablecoin, a USDaf, colateralizada pelos depósitos de quem busca empréstimos no projeto.
Sua infraestrutura, é construída sobre a Liquity v2, um conhecido protocolo de empréstimos de código aberto.
Já o seu criptodólar, é garantido por 8 tokens diferentes, sendo eles WBTC, tBTC, sUSDS (Sky), sfrxUSD (Frax), scrvUSD (Curve), ysyBOLD (Yearn) - 2 versões do BTC embrulhadas, e 6 stablecoins diferentes.
Quando você faz um empréstimo na Asymmetry, deposita um dos 8 tokens, e empresta USDaf.
Acessando a plataforma da Asymmetry, e clicando em Borrow, você será redirecionado para a página acima.
Em Collateral, será escolhido o token que garantirá seu empréstimo. Entre as 8 opções, vale escolher aquela menos volátil e com maior rentabilidade. O ysyBOLD (stablecoin) está com um yield de 14% a.a.. Deste modo, seus rendimentos podem pagar o custo do empréstimo realizado no protocolo.
Em Loan, quanto dinheiro você quer emprestar. Toda operação como esta, possui um LTV - Loan To Value -. Este parâmetro mede quanto é possível emprestar, em relação a sua garantia. Na Asymmetry, o LTV para stablecoins é de 90%, e para BTCs embrulhados, 83%.
Assim, depositando U$800 de ysyBOLD e emprestando U$1K de USDaf, seu LTV estará em 80%. Como o colateral é uma stablecoin, o risco de ocorrer uma variação no LTV é baixa. Contudo, caso o criptodólar perca sua paridade, há o risco de liquidação - lhe fazendo perder todo seu colateral. Portanto, sempre mantenha uma margem de segurança, ao realizar empréstimos.
Por fim, as Interest Rates, são as taxas de juros prefixadas do seu empréstimo. Quem escolhe o custo, é você. Elas variam de 0,5% a.a. até 25% a.a..
Mas por que alguém deixaria você pagar um valor tão baixo para emprestar dinheiro?
Por conta das Redemptions (Resgates). Graças a este mecanismo, a USDaf mantém sua paridade com o dólar.
Como falado anteriormente, a USDaf é colateralizada por 8 tokens. A Asymmetry permite que arbitradores resgatem colaterais, depositando USDaf no protocolo, quando a stablecoin é negociada abaixo de U$1. Assim, ganha-se entre a diferença do valor dos colaterais e do criptodólar - arbitrando a diferença entre resgate e valor de venda.
Qualquer um pode fazer esta operação, mas ela é comumente realizada por bots, que vasculham oportunidades como esta.
Quando os tokens usados como colateral são resgatados, e o USDaf é depositado, posições de outros usuários na Asymmetric são fechadas. Em outras palavras, os arbitradores pagam a dívida de quem emprestou USDaf, e recebem seus tokens colocados como garantia, em troca.
Assim, se você depositou 1 WBTC, pode acabar com somente 0.5 WBTC no final. Os 0.5 WBTC restantes, poderão ser sacados em USDaf, quando a operação for finalizada.
A escolha de quem será o usuário que terá seu colateral “pego” por um arbitrador, é a taxa de juros prefixada, escolhida por ele. Quanto menor a taxa de juros, maior a chance de alguém “pagar a sua dívida”.

Voltando a pergunta: “Por que alguém deixaria você pagar um valor tão baixo para emprestar dinheiro?”. A resposta é: porque o protocolo permitirá que seu colateral seja resgatado por arbitradores.
Isso não significa que você perderá dinheiro.
Depositando U$100K como colateral, ao fechar sua posição, terminará com os mesmos U$100K. A diferença é que, caso estes U$100K estejam em WBTC, e você não queira vender estes tokens, deve optar por uma taxa de juros maior - visando evitar uma Redemption do seu colateral.
Para quem visa só emprestar dinheiro barato, colocar uma moeda que não faz diferença que seja resgatada por arbitradores.
É possível usar uma taxa de juros barata, mas que permita seu colateral não ser resgatado, seguindo a taxa de juros média da Asymmetric - hoje, em 2,3% a.a.
Nas configurações avançadas, dá até para delegar a gestão das taxas de juros para terceiros - Delegated -. Serão responsáveis por administrar o menor custo do empréstimo possível, mas cobrarão uma taxa sobre a gestão do capital.
O que mais admira na Asymmetric são as nuances para viabilizar o empréstimo prefixado. O funcionamento “debaixo do capô”, e os múltiplos atores envolvidos nas operações.
Você, usuário final, não precisa entender tudo isso. Contudo, os conceitos de Redemption e Interest Rate são fundamentais, para ter um custo previsível - e não se assustar, caso seu colateral “suma” da sua conta na plataforma.
A Asymmetry tem mais produtos, que podemos explorar em outras Bom Digmas. Se ficar curioso/a, dê uma olhada na documentação do projeto.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código ASYMMETRY.
Foi a primeira vez que ouvi falar da Asymmetry. E aprendi muito com o texto. Parabéns pelo conteúdo! Sobre o protocolo, parece ser um projeto genial. E como vocês falaram, é realmente admirável a quantidade de agentes envolvidos na operação para fazer com que seja possível emprestar dinheiro a juros tão baixos. Com certeza irei testar futuramente.