🤔 Como Resolver o Problema da Confiança na Internet?
Conheça a Ethos: uma rede social focada na reputação das pessoas.
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🤔 Como Resolver o Problema da Confiança na Internet?
De um lado, consumimos conteúdo e interagimos com dezenas de pessoas desconhecidas online. Em alguns casos, são perfis anônimos, cujos donos se tornam sub-celebridades.
Do outro, temos o problema da confiança. Não conhecer sua contraparte, te torna refém das “verdades” contadas por pessoas na internet. Se você não é experiente ou não sabe fazer uma pesquisa para averiguar informações, pode cair em golpes, mentiras e propagandas enganosas.
Isso não é um problema exclusivo de cripto. É um problema crônico da internet.
Graças a facilidade de “imprimir dinheiro” do nosso mercado, diversos apps surgiram tentando resolver este problema. Um exemplo era o Steemit, que remunerava curadores de conteúdo. Nenhum conseguiu, até hoje, se posicionar como um benchmark de reputação online.
A Ethos é a tentativa mais recente de alcançar este feito.
À primeira vista, a plataforma funciona como mais uma rede social criptonativa. Você conecta seu Twitter/X, e um perfil é criado na Ethos. É necessário ter um convite para participar - e não é fácil conseguir. Eles são vendidos por U$10 na Exsaverse.
Cada perfil na Ethos tem um número que indica sua reputação. Ele varia de 0 a 2.800. Todos os usuários começam com 1.200 (neutro), e vão aumentando seu score a medida que mais perfis demonstrem confiança nele.

Esta “demonstração de confiança” pode ser realizada de duas formas:
Review: usuários podem deixar avaliações do perfil na Ethos, positivos, negativos ou neutros. Não há custo nenhum para fazer isso, e é a forma mais comum (e barata) de “confiança” demonstrada na plataforma.
Vouch: na tradução literal, “confirmar um resultado”. Pode ser interpretado como o equivale ao stake na Ethereum num validador. Um usuário deposita dinheiro (ETH), representando sua confiança naquele perfil. É uma forma de validação social mais forte. Contudo, não basta 1 único usuário colocar muito dinheiro em stake num perfil: é preciso que várias pessoas o façam, para que isso influencie no aumento da sua reputação na Ethos.
No final, a somatória dos reviews e vouchs, resultam no Score (pontuação) do perfil na rede social.
Caso alguém cometa algo que afete sua reputação na internet, usuários podem requerer o Slash do perfil. Funciona como uma rede Proof of Stake: uma punição pelo mau comportamento por um “nó” da rede.
Há 2 tipos de Slash na Ethos: (1) capital e (2) reputação.
Ao propor uma punição a um usuário, ele deve escolher se quer afetar o capital em stake nele (Vouch) ou na sua reputação (Score). Em ambos os tipos, o acusador precisará colocar seu dinheiro ou reputação “em jogo”, para caso uma alegação falsa seja feita contra outra pessoa, exista uma punição.
A forma mais comum é o Slash de Score na Ethos. Após ser proposto, outros usuários da rede social devem demonstrar apoio (Slash) ou serem contra a punição (Defend), para ser implementada.
Em meio a avaliações (Review), capital em stake (Vouch) e punições (Slash), a Ethos tenta criar um ecossistema de confiança na sua rede social.
Uma das funcionalidades mais interessantes na Ethos é sua integração com o Twitter/X.
Como os perfis são conectados na sua rede social, os desenvolvedores criaram uma forma de exibir a pontuação na Ethos, diretamente no Twitter. Assim, quando você estiver navegando pelo Twitter, a “confiança” naqueles perfis será exibida diretamente na rede social.
É uma forma simples de demonstrar o valor do seu produto, sem criar a fricção de exigir que pessoas usem mais uma rede social criptonativa. Para poder ver isso, é preciso baixar essa extensão para o Chrome.
A Ethos ainda conta com mercados para apostar contra ou a favor na confiança de perfis no Twiiter e um marketplace de oportunidades de todos os tipos - desde pessoas vendendo alocações em ICOs até ofertas de emprego.
Seu objetivo é criar uma reputação interoperável em vários produtos.
O único “problema” é que a Ethos ainda não tem um token, o que atrai muitos interessados em farmar seu airdrop. Você vai trombar com inúmeras avaliações artificiais e até mesmo slashing sem sentido - tudo para gerar mais interações com a plataforma.
A Ethos é um experimento social interessante e, para quem gosta de ter uma segunda opinião sobre perfis em cripto, pode ser extremamente útil no dia a dia.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🖼 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código ETHOS.









