🤫 Como Ter Mais Privacidade On-chain
Conheça o Privacy Pools, uma alternativa ao Tornado Cash.
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🤫 Como Ter Mais Privacidade On-chain
Tornado Cash é uma aplicação utilizada para anonimizar transações. Permite você desvincular suas criptos da sua “história”, levando-as para um novo endereço.
Muito adotada em 2021, começou a sofrer pressão de reguladores americanos, após o uso do produto por hackers norte-coreanos. Virou alvo de investigação, por “facilitar lavagem de dinheiro” e “ajudar a Coreia do Norte” a violar sanções internacionais.

Com isso, desenvolvedores da Tornado Cash foram presos e estão sendo julgados, alguns já condenados a mais de 5 anos de prisão. Outros criadores de soluções de privacidade, como a Wasabi, também enfrentam julgamentos nos Estados Unidos.
Por anos, os EUA foram contra soluções de privacidade. Apesar de não as apoiar, sua abordagem em relação a elas melhorou. Principalmente, após o início do mandato de Trump.
Os contratos inteligentes do Tornado Cash saíram da “lista negra” dos EUA, e há esforços para os desenvolvedores da Tornado Cash serem soltos/inocentados. Assim, produtos relacionados a privacidade não são tão mal vistos, quanto antigamente.
Ameen Soleimini, um dos principais apoiadores do Tornado Cash, resolveu juntar um time para criar uma alternativa ao Tornado Cash. Estão trabalhando desde 2023 nela, e, em mar/25, lançaram-na a mercado.
É chamada de Privacy Pools.
O Privacy Pools tem o mesmo objetivo do Tornado Cash: permitir qualquer um ter privacidade on-chain. Mas há uma diferença fundamental entre eles.
Na Tornado Cash, qualquer endereço poderia utilizar seus contratos inteligentes; na Privacy Pools, há um filtro, chamado de ASP (Association Service Provider). Ele é responsável por limitar quem poderá anonimizar seus tokens ou não.
O ASP faz uma análise da origem dos fundos, observando se ele é proveniente de algum hack, golpe, ou algum outro fim ilícito. O foco é afastar aquele que buscam lavar dinheiro roubado, e dar acesso somente a quem busca privacidade.
Assim, com o ASP, o Privacy Pools tem uma chance menor de sofrer um backlash do governo americano. Uma vez que evita hackers e golpistas, mina o argumento de facilitar transações provenientes de dinheiro ilícito. Por enquanto.
Para utilizar o Privacy Pools, é preciso criar uma conta/carteira na plataforma.
Ela funciona como uma smart wallet no aplicativo, e tem suas própria palavras-chave para ser acessada. Lembre-se de guardá-la bem.
Após logado na sua conta, você verá a interface acima:
Em Pool Accounts, você pode escolher qual token quer depositar. A ideia é colocá-lo na plataforma e sacar em outro endereço. O mais utilizado é o ETH, mas tem stETH e alguns criptodólares.
Available: Saldo da conta já validado no ASP e disponível para saque.
Being validated: Saldo em análise pelo ASP. Ela pode demorar até 7 dias, mas ultimamente, está demorando apenas algumas horas.
Global Pool: O explorador do Privacy Pools. Hoje, tem 300.97 ETH depositados no protocolo, e 1434 depósitos já foram realizados. É possível ver a transação e endereço de quem coloca dinheiro no projeto, mas não para onde vai.
Para oferecer privacidade para os usuários, o projeto usa Prova de Conhecimento Zero (ZKP). Graças ao código, é possível verificar a “honestidade” de um endereço, sem precisar revelá-lo para ninguém.
Para depositar, basta clicar em Deposit, selecionar a quantia desejada e novamente em Deposit. O 0xbow ASP é a entidade responsável por transmitir e analisar a transação. 0xbow é nome do time que desenvolveu o Privacy Pools.
O depósito mínimo é de 0.1 $ETH e há uma taxa de 0.01 ETH. Eles zeram as taxas, em alguns momentos, para incentivar o uso do aplicativo.
Ao depositar, o dinheiro ficará travado no protocolo, enquanto é analisado. Há 2 possibilidades:
O depósito não é aprovado, e você pode sacar seu dinheiro de volta para seu endereço. Este mecanismo é chamado de ragequit.
O depósito é aprovado, e é possível sacar seu ETH para outro endereço.
Portanto, mesmo que o ASP te barre de usar o Privacy Pools, é possível recuperar seu dinheiro.
Clicando em Withdraw, a plataforma permitirá você escolher de onde tirará o dinheiro, seu destino e a quantia a ser sacada. A melhor opção, quando realizar um saque, é enviar outro endereço - se o objetivo for anonimizar seu ETH.
Será cobrada uma taxa de saque que, como a de depósito, tem sido zerada para incentivar o uso do aplicativo.
Ao realizar um saque na Privacy Pools, a transação final parecerá com esta acima:
Uma transferência da sua conta de depósito no protocolo, para de saque.
Um envio da conta de saque, para o endereço escolhido por você.
Outro envio da conta de saque, para o responsável por executar a transação de envio para o seu endereço.
Deste modo, a origem do seu dinheiro é um contrato inteligente chamado “Privacy Pools: Deposit” - apagando sua história.
Explicado como funciona e utilizar o Privacy Pools, importante fazer alguns disclaimers.
Este é um app extremamente novo, e arriscado. O maior risco, neste caso, é depositar o dinheiro e ficar com ele travado no protocolo. Não por má índole dos desenvolvedores, mas por problemas no próprio código do app. Já aconteceu no passado, mas o bug foi corrigido.
Corretoras podem barrar endereços que anonimizam transações. Na Europa, há corretoras que colocam carteiras que usam mixers numa lista negra, e não permitem depósitos delas em suas contas. Esta pode se tornar uma prática global.
A privacidade de um endereço acaba com qualquer descuido. Se você anonimizar um endereço, mas conectá-lo a uma conta sua, já identificada com KYC, seu caráter “anônimo” vai pelo ralo. É importante adotar outras boas práticas, como uma boa VPN.
Privacidade é algo fundamental e deve ser preservada, para aqueles que a desejam - e, às vezes, necessitam dela.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código PRIVACYPOOLS.