📈 Ganhe acesso a um relatório exclusivo da Paradigma!
Trouxe 1 amigo pra Bom Digma? Você já desbloqueia o nosso relatório fechado:
“Qual é o modelo econômico das criptos que mais sobem?”
Comparando +200 altcoins em busca da receita perfeita.
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🧠 Compre Ações Tokenizadas Com xStocks
Nas últimas semanas, corretoras e protocolos DeFi começaram a oferecer aos seus usuários a possibilidade de se expor a ações de empresas do mercado tradicional, com cripto.
Isto se tornou possível, graças a tokenização das ações. Agora, os papéis são representados por tokens em blockchains, e podem ser negociados como qualquer altcoin que você conhece.
A tecnologia, permite o mercado tradicional estar disponível 24/7 e a integração de produtos criptonativos, como empréstimos on-chain ou alavancagem, serem conectados a ações. Pense em comprar $GOOG e usá-lo como colateral para comprar mais $GOOG.
Esta tokenização, adotada recentemente pelo mercado, é desenvolvida pela Backed: uma tokenizadora de ativos reais.
A Backed busca levar ações e ETFs para o mundo on-chain.
Para isso, cria tokens colateralizado de 1:1 para índices, ETFs e ações, permitindo investidores se exporem ao mercado tradicional, adquirindo-os como moedas em DEXes ou corretoras.
Existem vários atores envolvidos nesta operação:
1 - Emissor da ação: empresas, como Google ou Nvidia.
2 - Custodiante/Broker: responsável as ações adquiridas para garantir suas versões tokenizadas.
3 - Tokenizadora: a Backed Finance.
4 - Oráculos: protocolos que puxam o preço dos ativos no mercado tradicional, e os atualizam on-chain. A Backed Finance faz internamente, mas conta com a ajuda da Chainlink para isso.
5 - Liquidez: projetos contribuem para as ações tokenizadas serem negociadas on-chain e off-chain. Bybit, Kraken, Jupiter, Kamino e Balancer são exemplos.
Perceba, há várias camadas de risco na tokenização de um título/indice/ação.
Os mais claros estão nos oráculos: se manipulados, podem impactar toda a base de detentores daquela ação. Apesar da Chainlink ser a principal player no setor, é complexo saber exatamente como ele é administrado pela Backed.
Existem também os mais “cinzentos”, como os do custodiante/broker. Na Backed, quem cuida da administração das ações é uma empresa suíça e os ativos não são oferecidos para americanos ou pessoas no Reino Unido - por limitações regulatórias.
Portanto, mesmo refletindo ativos tradicionais, se expor eles no mercado on-chain tem mais fatores a serem considerados.
A Backed Finance já tokeniza ativos tradicionais há um tempo. Oferece este tipo de produto na Ethereum, Gnosis, Avalanche, Base e Sonic. Não só ações, mas índices e até títulos, dos mais variados tipos.
Os detentores dos chamados bTokens, nome dado aos ativos tokenizados, podiam resgatar em dinheiro ou stablecoin - queimando os tokens referentes ao colateral mantido pelo custodiante.
Mesmo que interessante, os bTokens não “pegaram”. As pools de liquidez mal chegaram aos U$1M e geram pouco volume e atenção para o setor.
Contudo, a Backed lançou um novo produto: as xStocks.
Através das xStocks, oferecem mais de 60 opções de ações/indices tokenizados.
Diferentes do bToken, este produto é negociado somente na Solana, e integrado as principais DEXes na rede, como Jupiter e Raydium.
Cada ativo tokenizado pela Backed e oferecido aos usuários via xStocks, possui seu respectivo contrato na Solana.
Assim como os bTokens, as xStocks também são colateralizados de 1:1, segundo a documentação do projeto. No entanto, ainda não há uma página que exiba essa informação em tempo real, como já existe para alguns bTokens.
Para negociá-lo, basta copiá-lo na página oficial e colar numa corretora descentralizada na rede. Na imagem cima, copiamos o endereço do contrato da ação tokenizada da Apple ($AAPL) e colamos na Jupiter.
A principal vantagem das xStocks é a facilidade de se expor a ativos tradicionais on-chain.
Sua integração com projetos DeFi, como a Kamino, também vai permitir operações mais exóticas com ações/indíces/ETFs. Além de ser um mercado aberto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e aberto a todos - sem restrição a americanos ou norte-coreanos.
Ainda assim, é um produto ainda que demanda melhorias:
Os tokens não possuem muita liquidez, e compras/vendas altas, podem acarretar perdas (slippage) para o investidor.
Não há uma interface disponível para queimá-los, trocando-os pelo ativo correspondente num broker, por stablecoins ou dinheiro, como nos bTokens existe.
Vários deles tem um prêmio em relação ao seu ativo de referência. Assim, o $AAPLx (ação da Apple tokenizada) pode custar 10% mais caro que a ação negociada num broker tradicional.
O uso de custodiantes/intermediários suíços e a ausência de autorização para ofertar aos Estados Unidos, pode ser um risco regulatório - uma vez que americanos vão usar a plataforma, através de DEXes.
Por enquanto, não existe uma Prova de Reservas ao vivo e auditada por terceiros das xStocks. Não significa que a Backed não possua o colateral, mas é uma boa prática do mercado a ser seguida pelo projeto.
Há quem diga que oferecer ações serem negociadas on-chain é algo revolucionário, mas já existiram dezenas de tentativas deste setor dar certo.
Mirror Finance e Synthetix eram líderes neste mercado, no último ciclo.
Mirror era um protocolo na Terra Luna, e apoiado por Do Kwon. Com a quebra da $LUNA, o projeto também sumiu do mapa.
Synthetix era especializada em oferecer sintéticos aos seus usuários. Com oráculos, puxava preços off-chain e os embutia em tokens na Ethereum.
Ambos movimentavam dezenas de milhões de dólares diariamente, na época. O volume era incentivado pelos incentivos, pagos em tokens inflacionários.
O que mudou de 2021 para 2025, é o interesse do mercado tradicional em se expor ao mundo on-chain.
Antes, degenerados queriam levar tokens pareados ao preço de ações para outros degenerados. Agora, instituições querem tokenizar empresas e levar, para todos, suas versões tokenizadas.
Ontem, a Robinhood anunciou a sua blockchain, a Robinhood Chain. Será construída como uma terceira camada da Arbitrum.
O objetivo da corretora é levar ao público europeu, uma forma de exposição simples, as ações americanas. Pra isso, começou a tokenizar empresas privadas, como OpenAI e SpaceX. Distribuirá os tokens para seus usuários da Europa.
Sua blockchain servirá como uma interface de tokenização de ativos reais. Como uma xStocks, mas da Robinhood, com uma rede própria para negociações.
O projeto ainda está em beta, mas mostra que os produtos da Backed Finance não são isolados: há várias empresas buscando se expandir para o universo on-chain.
PS: Caso tenha conta na Kraken ou Bybit, você também pode se expor a ações tokenizadas da xStocks.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e está dando um presente para nossos leitores 👀
Se você abrir sua conta na corretora, ganhará R$20 em BTC para começar. Basta se cadastrar, fazer sua identificação pessoal e pronto!
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código XSTOCK.