Conheça as melhores histórias do mercado cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🎩 Ele Transformou U$50K em U$500M
Matt Huang não é o tipo de figura que domina os holofotes do mercado cripto. Ele não posta, não dá entrevistas frequentes e evita qualquer sinal de estrelismo. Mas sua presença é sentida em quase todos os lugares. Como cofundador e managing partner da Paradigm, um dos maiores e mais respeitados fundos de venture capital (VC) do setor, Huang elevou o padrão do que significa investir — e construir — no universo cripto.
Sua trajetória é tudo menos convencional. Filho de imigrantes taiwaneses, ele viveu sozinho nas ruas de Tóquio dos 9 aos 11 anos, até se mudar para os EUA. Seu pai foi um veterano de Wall Street e sua mãe uma professora de ciência da computação em Yale, que projetava chips para a Intel. Matt foi criado desde pequeno entre modelos matemáticos, artigos acadêmicos e uma pressão intelectual de altíssimo nível.
🏃➡️ MIT, Y Combinator, Sequoia Capital e o salto para o empreendedorismo
No MIT, Matt se destacou em matemática e chegou a competir em xadrez e StarCraft, mas abandonou o curso para seguir outro chamado: construir. Participou do Y Combinator em 2006 e fundou uma startup de vídeo chamada Hotspots, que foi adquirida por outra empresa. Depois, foi parar na Dropbox — levado por um dos fundadores.
Já em 2014, Huang se juntou à Sequoia, um dos fundos de investimento mais prestigiados do mundo — mas ainda pouco interessado em cripto. Foi lá que ele pode liderar investimentos em empresas como ByteDance (dona do TikTok), Stripe, Coinbase e OpenSea.
Especificamente na ByteDance (criadora do TikTok), investiu quando ele valia apenas U$20M, em 2012. Fez seu maior investimento na época, de U$50K. Quase 13 anos depois, esse capital se transformou em U$500M - e ele não se preocupa em vender a participação na empresa.
Mas mais que os acertos, foi a convivência com o padrão de excelência da Sequoia que moldou seu ethos: foco técnico, discrição e visão de longo prazo.
Brian Armstrong (Coinbase) resume bem: "O que mais falta no nosso setor são pessoas com alta integridade e convicção para ir contra a manada. O Matt é assim."
🌟 A gênese da Paradigm
Em 2018, Matt deixou a Sequoia — para o espanto geral — e fundou a Paradigm ao lado de Fred Ehrsam, cofundador da Coinbase. Eles tinham duas teses: (1) cripto seria o próximo shift estrutural da economia; e (2) os VCs tradicionais não estavam preparados para o tipo de investidor que o setor exigia.
Juntos, criaram um time que combina engenheiros, matemáticos e pesquisadores, com autoridade para escrever códigos, inventar ferramentas e moldar a infraestrutura do mercado.
Muito além de capital financeiro, seu foco sempre foi em prover capital intelectual. Em ser um parceiro profundamente nativo ao ecossistema, com domínio técnico e capacidade de antecipar as próximas ondas — mas que também estivesse disposto a se envolver no código, nas ferramentas e na infraestrutura que fazem esse ecossistema funcionar. Era, como definiu um texto publicado pela Colossus, "um laboratório de pesquisa cruzado com um time de engenharia, embrulhado na sofisticação do Vale do Silício
O resultado? A Paradigm virou símbolo de rigor técnico e visão de longo prazo. Anos depois, possui atualmente mais de 100 investimentos realizados com um retorno médio de 571x, ou 57.000%. Alguns de seus principais cases de sucesso são mais perenes e consistentes, como Uniswap, Coinbase, Optimism, Flashbots, Lido Finance, Chainnalysis, Fireblocks e Cosmos, já outros foram mais voltados ao hype momentâneo do mercado, como Blur, Blast e Friend Tech.
Por outro lado, também houveram fracassos, como por exemplo os investimentos na FTX e Blockfi. Mesmo após sinais claros de alerta e assim como muitos, a Paradigm confiou nas palavras de Sam Bankman-Fried. O colapso da empresa em 2022 virou uma das maiores feridas da história do fundo — e uma lição dura sobre o peso do julgamento de caráter. Somente na FTX, a Paradigm injetou US$ 1,7 bilhão!
Confira aqui todos os investimentos realizados pela Paradigm.
👤 Quem é Matt Huang, afinal?
Talvez o traço mais curioso sobre Matt Huang seja sua aversão ao estrelismo. Quase ninguém o ouve falar. Mas todos os que trabalharam com ele repetem a mesma coisa: ele ouve muito, fala pouco, e sua presença impõe respeito. É metódico, calmo, técnico e avesso a atalhos. Um investidor invisível, mas com pegada de arquiteto.
Em uma indústria marcada por grandes personalidades, Huang parece deliberadamente anti carismático. Ele prefere estar nos bastidores, lapidando talento e código. Mas sua influência está em todo lugar — da infraestrutura da Ethereum à lógica de construção de produtos das maiores empresas cripto do mundo.
Como resume um dos seus sócios: "Matt não é só um bom investidor. Ele é um arquiteto de instituições."
Edição inspirada no texto recentemente publicado pela Colossus
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código PARADIGM.