🤖 Jito Quer Revolucionar a Solana
Entenda a luta da Jito contra bots, para beneficiar usuários, e ter uma nova fonte de receita.
Fique por dentro do que rolou esta semana no mundo cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
🏃 Rapidinhas
💰 Polymarket compra QCX, uma corretora de derivativos americana, por U$112M. A aquisição milionária tem o objetivo de levar a plataforma de mercados preditivos para os EUA, ofertando apostas para americanos.
🎨 Takashi Murakami, artista conhecido por contribuir nas artes da RTFKT, lançará 108 cartas NFT no Base App (aplicativo da Base recém-lançado).
🪂 Sonic faz airdrop, distribuindo ~40M de tokens $S, e anunciando um adicional de 30M $S para seus usuários. Houve críticas quando a forma de distribuição, deixando usuários inelegíveis após meses de interação com a rede. Você pode resgatar seu airdrop, aqui.
📈 Pendle abre seu primeiro mercado na HyperEVM, permitindo traders se alavancarem em pontos na Hyperwave (YT) e obter uma renda prefixada de ~19% a.a. (PT). A Spectra, sua concorrente, já anunciou que também levará seus produtos para a rede.
🤖 Jito Quer Revolucionar a Solana

Blockchains públicas sofrem de um problema crônico: MEV, ou Valor Máximo Extraível. A sigla se refere ao valor máximo que um validador pode extrair reordenando transações num bloco de uma rede.
Pense que em toda transação on-chain, você paga uma taxa para inseri-la na blockchain. Esta taxa vai para validadores, que a aceitarão e colocarão num bloco, como quiserem. A ordem de prioridade, normalmente, é por preço: quem paga mais, consegue executar uma transação mais rápido.
Há anos, validadores e desenvolvedores, exploram este mecanismo. Não apenas priorizando transações com taxas mais caras, mas “atacando transações”, lucrando sobre traders sem capacidade técnica de se proteger.
Pense que você encontrou um ótimo trade num token $X. A oportunidade da sua vida. Corre até uma DEX, para executar sua operação, antes que a janela se feche, e a rentabilidade dela acabe. O botão para comprar/vendê-lo é pressionado, mas a operação falha, e você não consegue aproveitar a sonhada oportunidade.
Por trás dos panos, um validador pode ter encontrado sua oportunidade, copiado seu racional e executado a sua operação. Quem deveria inserir uma informação no bloco, aproveita da informação privilegiada que tem, para ganhar mais dinheiro. Extrai o Máximo Valor da sua posição de validador. Por isso, a sigla MEV.
Não são somente validadores que executam MEV. Bots vasculham redes, a procura de oportunidades, e pagam taxas mais caras, para copiá-las e realizá-las antes do trader original. O chamado ataque-sanduíche.

Este problema é comum na Ethereum, e na Solana, é pior ainda. A concentração em poucos validadores, e falta de conhecimento sobre sua parte mais técnica, restringe o MEV a poucos players do mercado.
Estima-se que, em 1 ano, eles faturaram entre U$370M e U$500M.
Apesar de alguns dos principais validadores ganharem muita grana com MEV, como a Marinade, há outros que buscam minar este mercado, visando torná-lo mais “justo” e equilibrado para usuários convencionais.
A Jito, emissora do $jitoSOL, é um deles. Esta semana, anunciou o BAM - Block Assembly Marketplace.

O BAM quer diminuir o MEV na Solana, tornando as transações privadas, dificultando validadores e bots realizarem ataques em usuários.
Uma vez que uma transação é submetida para um validador inserido no BAM, ela é criptografada e transmitida para a Solana. Ele não consegue reordenar transações, uma vez que não tem acesso às informações contidas nela. Para ele, todas serão iguais.
Para oferecer isso, a Jito desenvolveu software e hardware próprios. Validadores precisarão rodar um nó criado por seu time, para conseguir participar do BAM. A princípio, apenas Triton, Figment, Helius e SOL Strategies rodarão seu nó.
Além da criptografia, o BAM também cria a capacidade de criar aplicações sobre esta solução. Desenvolvedores poderão dar maior programabilidade para as transações on-chain, algumas impossíveis sem o produto da Jito. Algumas das mencionadas são:
Filtrar tipos de transações específicas, como cancelamento de ordens, ou prover um serviço que as prioriza. Parece simples, mas market makers e traders de “alta frequência” usam muito este tipo de ordem, e precisam de assertividade na execução delas.
Criação de mercados futuros de espaço dos blocos na Solana, permitindo usuários especularem sobre parâmetros on-chain na Solana.
Dar autonomia para uma aplicação ordenar a execução de trades executados na sua plataforma, como quiser. A Drift optou por este caminho.
Oráculos mais eficazes, que fornecem dados exatamente quando necessário, e não o tempo todo - mesmo quando ninguém está utilizando-o. A Pyth desenvolveu seu plugin.
Portanto, o BAM não é só sobre diminuir o MEV na Solana, mas também sobre criar mais possibilidade e escalar a camada base da rede - sem precisar criar uma segunda camada.
Com este produto, a Jito ganha uma nova fonte de receita, beneficiando o projeto. Segundo o anúncio, a receita obtida com o BAM, será direcionada para a Jito DAO, uma ótima notícia para holders de $JTO.
Graças a clareza regulatória nos EUA, não seria impossível a Jito implementar programas de buyback ou distribuição de receita para detentores do seu token de governança. Mas isto é apenas uma especulação.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código JITOBAM.