💣 O Ataque Que Parou 1/4 da Mineração do Bitcoin
Como uma ofensiva militar no Irã impactou o Bitcoin, ajudando a derrubar 25% do seu hashrate.
Conheça as melhores histórias do mercado cripto, com a news da Paradigma.
Não esqueça de pegar seu NFT no fim do artigo 🎁
💣 O Ataque Que Parou 1/4 da Mineração do Bitcoin
Em 22 de junho a Operação Midnight Hammer, conduzida pelos EUA com bombardeiros B-2 (os mais avançados do mundo), atingiu três instalações nucleares iranianas: Natanz, Fordow e Esfahan.
Como efeito imediato, aproximadamente 250 EH/s foram desconectados da rede do Bitcoin. Isso representa cerca de 1/4 da capacidade total de mineração ativa.
Potencialmente a grande causa disso foram mineradoras afetadas em território iraniano, seja pela destruição dos equipamentos em si ou por cortes de energia devido ao ataque. Apesar disso, outros fatores não relacionados também devem ter contribuído para esse movimento de queda.
🧐 Por que a mineração é tão relevante para o Irã?
O Irã possui energia relativamente barata, originada principalmente de combustíveis fósseis e fontes nucleares.
Em carta recente ao Departamento de Defesa dos EUA, senadores afirmaram preocupação com o fato de o Irã supostamente utilizar a mineração de Bitcoin para contornar sanções internacionais e, potencialmente, financiar atividades terroristas.
Estima-se que o país já tenha minerado mais de US$ 1 bilhão em bitcoin utilizando energia doméstica, reforçando ainda mais a relevância desse ataque para o país e seus cidadãos.
Com sanções internacionais limitando severamente o acesso do país ao sistema financeiro global, o governo iraniano e seus cidadãos têm recorrido às criptomoedas não apenas como forma de proteção contra a inflação descontrolada, mas também como ferramenta para contornar barreiras econômicas impostas.
⛏️ A mineração clandestina
Em 2019, o governo iraniano legalizou oficialmente a atividade de mineração de Bitcoin. No entanto, a maioria das operações no país continua sendo considerada ilegal. Entre os motivos, podemos considerar a necessidade de obtenção de licenças específicas e da obrigação de vender os Bitcoins minerados diretamente ao Banco Central do Irã.
Segundo estimativas recentes dos EUA, o Irã já chegou a representar até 7% do hashrate global, embora atualmente essa participação seja estimada em 3,1%. Ainda assim, a real porcentagem é difícil de prever, já que grande parte da atividade ocorre fora do radar.
Estima-se que apenas 5 MW de capacidade mineradora sejam autorizados, enquanto cerca de 2.000 MW estariam operando clandestinamente em casas, escritórios e pequenos comércios.
💸 O impacto econômico imediato
No curto prazo, podemos esperar impactos econômicos internos no Irã, especialmente com a perda repentina de receitas advindas das operações de mineração; tanto para o governo, quanto para os seus cidadãos.
No longo prazo, entretanto, isso vai depender da capacidade de recuperação dos iranianos e da dimensão do dano causado, que ainda é incerto.
💪 O algoritmo resiste
Eventos desse tipo reforçam uma discussão mais ampla sobre como o Bitcoin vem sendo cada vez mais presente nas dinâmicas políticas globais.
Apesar disso, o próprio mecanismo de ajuste de dificuldade da rede tende a absorver essas oscilações de forma autônoma. Ou seja, mesmo que muitos mineradores saiam temporária ou permanentemente de operação, o sistema se reequilibra, mantendo a segurança e a continuidade das validações de blocos.
Nesse sentido, episódios como o do Irã não representam uma ameaça à sustentabilidade do Bitcoin em si. Mas escancaram como a disputa por energia e soberania digital está se tornando uma nova frente de batalha, silenciosa, mas estratégica.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código IRABTC.