🔍 O Quão Descentralizada Sua Memecoin Favorita É?
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🔍 O Quão Descentralizada Sua Memecoin Favorita É?
Existem vários critérios que devem ser analisados ao investir num token. Um deles, é a distribuição dele entre os seus detentores.
Quanto mais moedas estiverem nas mãos de poucas pessoas, mais centralizada ela será. O impacto disso pode ser observado quando os maiores holders de um token vendem suas posições, afetando diretamente o preço da moeda.
Por isso, idealmente, procura-se por tokens com um grau maior de descentralização entre seus holders.
Uma forma de descobrir essa informação é utilizando ferramentas como o Bubble Maps.
Bubble Maps é uma aplicação que ajuda a “ler” a blockchain visualmente.
Como outras ferramentas de análise on-chain, permite usuários buscarem informações relacionadas a endereços e tokens específicos. Rastrear transações, ver quais carteiras possuem determinadas moedas, dentre outras funcionalidades.
Seu diferencial é sua compatibilidade 9 redes (incluindo a Solana) e com NFTs, além da interface simples de utilizar.
Para utilizar a plataforma, basta acessar o site e colocar no campo de busca alguma moeda, seu ticker ou endereço do contrato do token para encontrá-lo.
Na página inicial, são exibidos alguns nomes mais buscados na Bubble Maps. Analisaremos a $SHIBA, o segundo token mais procurado na plataforma.
Na imagem acima, está a visualização da $SHIBA no Bubble Maps. Cada círculo é um endereço que holda o token. A direita, estão os endereços, os nomes dos potenciais detentores e a porcentagem que cada um deles possui naquela carteira.
Em tokens listados em corretoras centralizadas, é comum elas figurarem como as maiores detentoras da moeda. É possível ocultar da visualização de seus endereços.
Perceba que, na imagem, existem círculos coloridos e interligados entre si. Os chamamos de clusters de endereços. Eles representam carteiras conectadas entre si por transferências de tokens - e com potencial de pertencerem a uma única pessoa/grupo.
Esta análise “clusterizada” ajuda a identificar tokens onde o criador tenta mascarar a centralização das moedas transferindo-as para outros endereços.
Esta semana, a Bubble Maps encontrou um grupo/pessoa que holda 103T de $SHIBA - ~10% de todos os tokens - espalhados em 150 endereços diferentes.
Aparentemente, o investidor da memecoin as comprou em outubro de 2020, por U$10K. Não vendeu sua posição desde então e a espalhou em várias carteiras. Hoje, os 103T de $SHIBA valem U$2.5B. Já chegaram a U$5B em 2021.
Por um único endereço holdar 10% de todas as moedas de um projeto, seria um risco para quem investe nele. Se o/a dono/a dos tokens resolver fechar sua posição de uma única vez, o preço do token despencaria da noite para o dia.
Alguns dizem que os U$2.5B pertencem a uma baleia de $SHIBA conhecida, o Shibtoshi, e que ele não tem a intenção de vender suas memecoins. Afinal de contas, as holda há mais de 4 anos. Ainda assim, o risco ainda é existe.
Na versão atual do Bubble Maps não seria possível encontrar esta informação. Contudo, lançaram recententemente o Magic Nodes, uma funcionalidade que melhora a análise de clusters de endereços em tokens.
A v2 da plataforma também permite analisar a distribuição de tokens ao longo do tempo, facilitando encontrar clusters de endereços no passado.
Ela ainda está em fase de testes e o acesso está sendo distribuído gradualmente, mas você pode se cadastrar para ter acesso a ela.
Existem outras maneiras de encontrar a distribuição de tokens de forma mais ágil, para quem negocia memecoins. Se quiser, leia nosso tutorial do Photon e Dexscreener para fazer este estudo mais focado.
🎁 Ganhe Prêmios na Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Para contabilizar suas indicações da Bom Digma, pegue seu link aqui e compartilhe!