📊 Uma (Nova) Forma de Lançar Moedas Com Futarquia
Conheça a MetaDAO, um projeto em ascensão na Solana.
Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
📊 Uma (Nova) Forma de Lançar Moedas Com Futarquia
Futarquia é um forma de governo proposta por Robin Hanson, no começo dos anos 2000.
Neste modelo, políticos criam políticas nacionais, mas a definição de quais serão implementadas são decididas será feita pelo mercado.
Esta decisão é feita com capital. Se você acredita que uma política nacional não deva ser aprovada, escolhe o Não. Caso contrário, apoie o Sim.
O “apoio” é feito com dinheiro, colocando recursos no voto escolhido. O mercado com mais votos, ganha - e os perdedores, perdem seu dinheiro.
Para Robin Hanson, é uma forma de definir políticas nacionais neutralmente, mantendo a democracia. Os governantes ainda são eleitos e propõe ideias de como gerir a sociedade; caberia ao mercado, validar quais são as melhores para o interesse nacional.
A ideia de dar poder ao mercado decidir uma política nacional, é graças a sua confiança nos mercados preditivos.

Há mais de 20 anos, Robin já falava sobre como “mercados de aposta” eram uma forma eficiente de prever eventos. Quando Shayne Coplan, fundador da Polymarket, ainda era uma criança.
Sua crença nisso, é baseada na história. Um exemplo, é o caso do desastre da Challenger.
Challenger foi um ônibus espacial da NASA de 1986, que explodiu logo no seu lançamento.
O governo americano demorou 4 meses para identificar o motivo da explosão: uma falha numa peça fabricada pela Morton-Thiakol. Em contrapartida, 16 minutos depois da explosão, as ações da empresa despencaram.
A justificativa: uma peça da Morton-Thiakol fora a causa da explosão da espaçonave.
Na pesquisa, e como acredita Robin, o mercado é um instrumento mais eficiente para definir “a verdade”. Não por honestidade, mas simplesmente por incentivos financeiros: quem acertar o lado correto, ganha mais dinheiro.
Há uma série de críticas a futarquia como governo, mas organizações descentralizadas tem aderido ao modelo - incluindo um projeto na Solana. Robin Hanson é um dos conselheiros do protocolo.
O projeto nasceu com a ideia de ser um produto focada na governança de protocolos. Projetos podem criar propostas na MetaDAO e traders podem apostar se elas serão aprovadas ou não.
No exemplo da imagem acima: a proposta propôs comprar U$6M de $META (token da MetaDAO) por um preço abaixo do mercado.
Aqueles que acreditavam que a proposta seria aprovada, votavam que a proposta iria passar (Pass); quem pensava o contrário, votou que iria falhar (Fail).
Ao comprar o Pass, traders colocam USDC e se a proposta for aprovada, recebe os tokens do projeto e as perdas do lado perdedor; ao comprar o Fail, o outro lado da aposta depositam seus tokens do projeto (META), e se a proposta não passar, recebem os USDCs do lado perdedor.
Para um lado ganhar, e outro perder, o preço do “Sim” deve ser maior que o “Não” (ou vice-versa) ao final da proposta.

A dinâmica da Futarquia numa organização descentralizada é permitir que o mercado decida quais propostas devam passar. Semelhante à ideia de Robin Hanson para governos, mas aplicada a protocolos descentralizados.
Com isso, poderíamos evitar o time aprovar o saque de milhões de dólares para gastar com “salários” e/ou usar tokens do projeto em benefício próprio.
Desde 2023 a MetaDAO vem desenvolvendo esse modelo. Mas foi apenas no final de setembro que o protocolo pegou tração: quando lançou sua launchpad de futarquias.
Agora, é possível levantar capital via MetaDAO e gerir esse dinheiro como uma futarquia. Funciona da seguinte maneira:
Projetos apresentam seus produtos e colocam uma meta de capital que desejam arrecadar;
Investidores interessados depositam USDC, em troca de receber tokens do projeto;
Todo o dinheiro arrecadado é guardado num tesouro, gerido como uma futarquia. O projeto pode setar um valor mensal a que tem direito receber, mas qualquer valor além desse, precisa ser aprovado pelos holders do token.
Toda a receita do projeto flui diretamente para o tesouro, cabe a eles decidir o que fazer com ele - airdrop, buyback, etc.
O que a MetaDAO fez foi simplificar o uso da futarquia por startups, alinhando as expectativas entre holders e desenvolvedores dos projetos.
Este modelo tem sido visto como mais eficiente que os métodos tradicionais de governança, usados por times como Uniswap e Aave. No entanto, possui pouca validação de mercado e ainda é extremamente novo.

Se futarquia e a MetaDAO soaram teóricas demais, lembre-se: isso é uma launchpad de moedas.
A Umbra, um projeto focado em privacidade na Solana, buscava captar U$5M na plataforma. Recebeu U$155M. Nestes casos, o projeto pode optar por ficar com todo o dinheiro, mas ela prefiriu ficar apenas com U$5M e devolver os U$150M excedentes.
Nos dias seguintes ao seu lançamento, o $UMBRA valorizou 3x no mercado secundário. Os ganhos dos participantes da pré-venda são estimados em 7x do valor depositado.
Quando uma pré-venda tem alta demanda e o dinheiro excede o valor desejado, as alocações são distribuídas proporcionalmente entre quem participou dela. Quem colocou mais dinheiro, vai receber mais tokens no final.
Este é um downside dos ICOs da MetaDAO. Você pode acabar comprando U$1000 no token, e receber apenas U$10 numa moeda que valorizará 300%.

Mesmo com os riscos, parece que o modelo parece estar funcionando.
Meses atrás, um projeto chamado mtnDAO captou dinheiro via MetaDAO. Depois da captação, não conseguiram desenvolver seus produtos e resolveram fechar as portas.
Todo o dinheiro em USDC, captado e guardado no tesouro do projeto, foi devolvido para os holders do seu token. O valor foi superior ao preço de venda da moeda, no seu ICO.
A MetaDAO ainda é um experimento novo, mas está chamando atenção de pessoas de dentro e fora da Solana. Seu token, $META, valorizou 7x desde o primeiro ICO de sucesso na plataforma.
Vale acompanhar o projeto e os lançamentos que saírem de lá, lembrando: são investimentos de alto risco.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e quer ajudar você a dar o primeiro passo no mundo cripto 👀
Abrindo sua conta na corretora, você recebe R$20 em Bitcoin para começar sua jornada neste mercado.
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
* Após a verificação do seu documento de identidade com foto, o BTC será adicionado ao seu portfólio. Oferta por tempo limitado. Oferta disponível para novos usuários que não tenham verificado previamente sua identificação na Coinbase, nem tenham se cadastrado por outro programa de indicação. A Coinbase pode atualizar as condições de elegibilidade a qualquer momento.
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🖼 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código METADAO.