Toda semana, um produto criptonativo para você aprender e experimentar.
Corra para pegar seu NFT no fim da newsletter 🏃
🏠 Use Sua Casa Para Comprar Bitcoin
Michael Saylor já emprestou mais de U$10B para comprar BTC nos últimos 5 anos. Ele viu o potencial do Bitcoin e apostou tudo. E está dando certo.
Nem todos têm o potencial de emprestar dinheiro a juros 0% ou emitir ações do próprio negócio, para acumular satoshis - estratégias usadas por Saylor na Strategy.
Aprofundamos no seu playbook para comprar ~U$60B em BTC, e entendemos o risco do seu negócio. Um relatório com 17 páginas, explicando TUDO sobre a Strategy.
Mas uma empresa quer dar esta possibilidade para quem tem uma casa: e transformá-la numa forma de captar dinheiro para comprar BTC - ou fazer qualquer outra coisa com o dinheiro.
“Transforme seu capital ‘dormente’ em Bitcoin”.
Este é o slogan da Horizon, uma empresa de bitcoiners, que querem facilitar pessoas terem acesso a crédito para comprar mais BTC.
Quando avaliamos o valor de imóveis (ou qualquer outro bem) em relação ao Bitcoin, vemos que a valorização da moeda laranja é incomparável com outros ativos.
Por isso, a Horizon começou com a proposta de ver o valor de imóveis em BTC.

Pra isso, criaram uma extensão para Chrome, integrada a marketplaces de imóveis, como Zillow e Redfin. É possível ver o preço de casa em BTC e avaliar o quanto valiam, em BTC, nos últimos anos.
Muitos imóveis valiam centenas de BTC entre 2010 e 2015, e hoje não valem “apenas” alguns bitcoins.
Mas ter uma casa não é só ganhar dinheiro. É também ter a segurança de ter um imóvel próprio e uma “terra” só sua. Para muitos, é algo importante - até mesmo aos bitcoiners mais ferrenhos.
A proposta da Horizon não é abdicar do sonho da casa própria, mas usar o seu valor de mercado para comprar BTC.

Para isso, a Horizon usa um instrumento que não é comumente usado no Brasil, chamado HEIA (Home Equity Investment Agreements).
Empresas investem nos imóveis de pessoas, buscando ganhar com a valorização deles. Eles compram uma porcentagem da valorização futura do imóvel e faturam quando ele é vendido.
O diferencial do HEIA é que ele não é uma dívida. A empresa adquire somente o direito a uma parte do lucro obtido na alienação do imóvel - e toma o risco, caso ele desvalorize com o passar do tempo.
Nesta modalidade, você não abre mão da posse do seu imóvel. Ele continua sendo seu. O pagamento não é feito mensalmente, como num empréstimo convencional, mas sim ao final do negócio - quando o imóvel é vendido.
Por fim, o HEIA é uma forma mais barata de conseguir dinheiro com seu imóvel, disponíveis nos EUA.
O problema é que este é um instrumento mais difundido nos EUA e, portanto, a Horizon só oferece seu produto nos Estados Unidos (por enquanto).
Há formas de fazer isso no Brasil, mas com outras ferramentas financeiras.
A Horizon tem uma calculadora que permite simular quando é possível emprestar com o valor do seu imóvel e hipoteca. Pelos testes que fizemos, quanto mais hipotecado estiver, menos dinheiro pode ser emprestado - limitado a 40% do valor do imóvel.
A calculadora é generosa quanto ao valor do BTC em 10 anos: estima seu preço em U$798.734.
É impossível saber quando o bitcoin vai valer daqui a uma década, então saiba que é uma jogada arriscada investir este dinheiro todo em BTC (como foi 10 anos atrás).
O interessante é que a Horizon (1) não te obriga a investir o dinheiro em BTC, você pode fazer o que quiser com o dinheiro e (2) caso adquira, você faz a custódia das suas moedas.
A empresa só atua como uma intermediária entre os provedores de empréstimo/investidores de imóveis e os bitcoiner.
O valor a ser pago a quem fornece o dinheiro para o dono imóvel, chamado de Contract Payoff” gira em torno de 12%. Em contratos de longo prazo - mais de 10 anos - este valor é amortizado.
Apesar de ter muitos benefícios, o Home Equity Investment Agreement também tem riscos:
💰 Você vende parte da valorização do seu imóvel. Se ele valer U$1M hoje, e U$2M daqui a 10 anos e 50% dele estiver sido vendida, o investidor ganhará U$500K.
🚨 Há cláusulas que obrigam o dono do imóvel a devolver o valor investido inicialmente, o impedem de refinanciá-lo ou até reformá-lo. É importante ler o contrato e ter um advogado especializado nisso.
🟠 Para valer a pena, o BTC precisa valorizar mais que o seu imóvel no mesmo período. Isto aconteceu nos últimos 10 anos, mas nada garante que acontecerá na próxima década.
Assim, a Horizon fornece um instrumento diferente, mas interessante para bitcoiners que querem usar suas casas para comprar BTC.
O serviço não está disponível no Brasil e está sendo testado em alguns estados nos EUA.
Se você é empreendedor e bitcoiner, fica a ideia de startup para atender pessoas e empresas interessadas em “liberar este capital dormente”.
🔵 Conheça a Coinbase
A Coinbase é parceira da Bom Digma e está dando um presente para nossos leitores 👀
Se você abrir sua conta na corretora, ganhará R$20 em BTC para começar. Basta se cadastrar, fazer sua identificação pessoal e pronto!
Clique aqui para fazer sua conta - e aproveitar esta oportunidade
🎁 Libere os Bônus da Bom Digma
Você pode ajudar a proliferar a palavra de Satoshi e ganhar prêmios na Bom Digma 🎁
Basta recomendar nossa newsletter para seus amigos, familiares e todos os que querem aprender mais sobre o mercado cripto.
Os prêmios vão desde um eBook da Café com Satoshi até uma call de 15 minutos com nossos analistas da Paradigma Education.
Aos mais fiéis, quem alcançar a marca de 999 indicações ganha uma call com o nosso fundador 👀
Se você coleciona as Gotas da Bom Digma, também temos um presente para você: O Acervo Secreto da Paradigma.
A nossa curadoria pessoal de links do mercado cripto — com tudo que realmente importa pra quem acompanha o mercado com seriedade.
É como abrir a mochila do analista da Paradigma e fuçar tudo o que tem lá dentro.
Basta ter 30+ Gotas ou 10+ indicações para ter acesso a este benefício.
Você pode resgatá-lo, clicando aqui.
🎁 NFT do Dia
Para pegar seu NFT de hoje, clique aqui e use o código CASABITCOINER.